História do Quintal Mágico

O CEI Quintal Mágico foi fundado em Balneário Camboriú em 1989 com o nome experimental de Escola de Aprendizagem Vivencial Quintal Mágico e permaneceu com este nome ate 1996, quando então foi registrada junto a Secretaria de Educação com a denominação de Centro de Educação Infantil Quintal Mágico.
Inicialmente a escola situava-se na rua 1131, no centro de Balneário Camboriú, realizava atendimento nos dois turnos e contava com um número restrito de alunos.

No período matutino, o trabalho se voltava para o funcionamento de uma Escolinha de Arte, da qual participavam alunos maiores que freqüentavam outras escolas e series distintas, no turno vespertino. A essência pedagógica era fundamentada na Arte Educação, com várias vertentes de trabalho, ligadas a música, artes plásticas, expressão corporal - (mais específica a psicomotricidade).


Com o tempo, a procura pela escola foi aumentando, motivadas pelas características do trabalho que frutificava na construção pessoal de cada aluno, e que passou a ser indicado aos pais por outros pais, por familiares, por profissionais da saúde e de outras pessoas da área educacional.
Paralelamente, iniciamos um trabalho que mantemos até hoje: a adaptação progressiva de alunos novos que, depois, eram encaminhados ao turno vespertino, para a Pré-escola, e também o trabalho com as crianças com NEEs, que também passavam por este período de adaptação até estarem aptas para fazer sua inclusão no Grupo da Pré-escola, de forma respeitosa e no momento oportuno.


Houve então a necessidade de ampliar o espaço físico da escola; foi comprado um terreno no Bairro Ariribá e mais um terreno recebido em comodato e ali construída, de acordo com as normas da SEC., a nova sede do CEI Quintal Mágico; que aos poucos foi sendo ampliada para continuar atendendo as demandas externas e qualificação do trabalho.


Hoje, o CEI Quintal Mágico conta com cinco (5) turmas de Educação Infantil , uma Sala de Progressão que atende e trabalha com a adaptação de crianças oriundas de outras escolas ou portadoras de NEEs, até que possam ser integradas nas turmas regulares e também as 5 séries do Ensino Fundamental: do 1º ao 5º ano.


O CEI Quintal Mágico, nestes anos de trabalho voltado para a educação, tem assumido claramente e com responsabilidade em nossa comunidade, o compromisso social que abrange duas vertentes: como escola; ela supre necessidades básicas para o desenvolvimento do indivíduo e formação da cidadania; como empresa; garante a seus funcionários condições dignas de trabalho e oportunidade de crescimento profissional e pessoal e também o exercício da cidadania.