Qual a contribuição, enquanto pais, para o trabalho educativo da escola dos nossos filhos?

"Os pais contribuem para o trabalho educativo na escola ..."

1. ...quando participam das reuniões e eventos da Escola;
2. Integram-se e tornam-se parceiros da escola e dos professores;
3. Cumprem os horários e colaboram com a rotina estabelecida (estimulando a criança a trazer os pedidos solicitados pela professora);
4. Mostram-se disponíveis e pacientes para contribuir com as atividades e apoiar seus filhos no processo de educação;
5. Estimulam os filhos a se sentirem seguros na escola tanto quanto se sentem em casa;
6. Quando utilizam o diálogo permanente para assumir e exercitar o compromisso com a educação de seus filhos, seja na relação com a escola ou com os próprios filhos;
7. Contribuem com críticas e sugestões que venham proporcionar aos seus filhos apoio em sua expectativas com relação a Escola;
8. Para que haja construção é necessário que se estabeleça confiança em deixar seus filhos nesta instituição;
9. Colocam-se comprometidos com a formação cognitiva, social e afetiva dos seus filhos.


De que formas podem, como pais, trazerem para a escola de seus filhos a amizade, a cooperação, o amor, o diálogo e a valorização do ser humano?

"A valorização do ser humano..."

1.  ...quando estimulam a socialização das crianças, participando das atividades e demonstrando interesse e apreço pelo desenvolvimento de seus filhos, sem compará-los com outras crianças;
2. Utilizando expressões de cortesia e dando exemplos de convivência pacífica;
3. Quando estimulam o aluno junto com a escola, valorizando as atividades;
4. Conversando com seus filhos sobre a importância e o valor dos professores e de todas as pessoas da escola;
5. Oferecendo à criança mais chance de dialogar com os adultos, incentivando o respeito, o amor, o carinho, ... ;
6. Fazendo a criança reconhecer seus próprios limites;
7. Mantendo um bom relacionamento entre professores e colegas;
8. Acreditando que devemos desenvolver hábitos de cidadania, através dos princípios da moral e bons costumes, hábitos de respeito ao ser humano, dignidade e amor próprio.


" A amizade..."

1. ...quando, demonstrando aos seus filhos este sentimento e vivenciando-o com eles;
2. Construindo laços de amizades com os outros pais;
3. Quando gostam e são parceiros da escola;
4. Quando convivem em um ambiente, onde o afeto e o carinho, a tranqüilidade, a verdade e o companheirismo fazem parte do dia a dia.


" A cooperação..."

1. ...quando estão presentes em eventos e atividades organizadas pela escola;
2. Acompanhando o trabalho pedagógico e as atividades das crianças;
3. Trazendo sugestões e críticas para auxiliar o processo educativo;
4. Quando conhecem a proposta da escola e quando respeitam as suas normas de funcionamento;
5. Procurando estar nas reuniões de pais que acontecem na escola;
6. Participando, acompanhando o desenvolvimento do seu filho, discutindo sobre os seus comportamentos, revelando situações que juntos, escola e pais, possam ajudar solucionar;
7. Valorizando o amor.


"A afetividade e o amor..."

1. ...quando, incentivando o respeito ao próximo;
2. Ensinando a seus filhos a serem solidários;
3. Construindo a auto-estima de seus filhos;
4. Participando com respeito por aquilo que ele definiu como importante para ele;
5. Respeitando seus filhos para que o respeito seja recíproco;
6. Ensinando-os a ouvir para serem ouvidos;
7.  Estimulando a respeitar a opinião dos outros e também entendendo os seus pontos de vista;
8.  Escutando os filhos e procurar entender o que eles têm a lhes dizer, assegurando a sua forma de expressão, construindo respeito e paciência.


"Os pais manifestam seu amor em participar das atividades que, propuseram um despertar mais consciente dos seus compromissos para com os seus filhos, mediados pelo compromisso da escola."