CARTILHA DE ORIENTAÇÕES ESCOLARES
PARA OS PAIS

Apresentação


O Centro de Educação Quintal Mágico foi concebido como instituição escolar inclusiva, por compreender que a essência da escola, este espaço de convivência social de inúmeras pessoas e, da pluralidade cultural das mesmas, deva contribuir nas múltiplas aprendizagens, convivendo e dividindo um mundo repleto de diversidades, percebendo as diferenças, similaridades e, extraindo das mesmas, ferramentas subjetivas e objetivas para o crescimento pessoal e social.   Deste modo a Escola se coloca também, como aquela mão que participa na estruturação dos sujeitos, comprometida com as aprendizagens educativas, e no desenvolvimento de seres humanos, independentes dos seus credos, cores, formas e jeitos, estabelecendo de fato o compromisso ético com a “Educação”. Temos por missão: educar para a formação de cidadãos que valorizem as relações interpessoais, que aprendem a pensar sobre as suas responsabilidades pessoais e, disponibilidade criativa para interagir com a realidade que se apresenta.  O Centro de Educação Inclusiva Quintal Mágico reconhece a singularidade das crianças concebendo a individualidade em termos de história pessoal, familiar e social, procurando desenvolver, a partir do respeito por si mesmo, o respeito e reconhecimento do outro, bem como, a percepção da importância de  interrelacionar-se e crescer frente às dificuldades e os valores pessoais e sociais, provocando e construindo autonomia quanto aos movimentos de autotransformações, humanizando a si próprio e o mundo social, estruturando-se, assim, para os desafios presentes e futuros. Entendemos que se trata de um Projeto audacioso, pois trabalhar com a continuidade, com o inacabado, vez mais e, outra vez, todos os dias; e, diante destes desafios, sabemos que; a interação, a participação dos pais e responsáveis é absolutamente determinante no andar desta mágica carruagem! Quintal Mágico - Lugar real, concreto, riquíssimo em produções, demandas, criações e labutas vividas, tanto no campo do infantil quanto no campo do adulto, pois todos se tornam, em determinados momentos, protagonistas e coadjuvantes dos múltiplos aprendizados tecidos; sendo que, é o adulto a ferramenta indispensável na formação dos pequenos outros, pois é deles que as crianças necessitam para se identificarem, se referenciarem e se educarem, para, processualmente ir compreendendo melhor o mundo no qual se encontram inseridos. Para sentirem-se aconchegados, valorados em suas produções, mediados diante dos conflitos, os adultos nas suas intervenções devem estar muito atentos e sensibilizados para estabelecer trocas afetivas e construir o vínculo condutor de todo o processo. Através dos gestos de atenção, dos olhares, das palavras, dos significantes apresentados que vai sendo esculpido o corpo em movimento e as múltiplas inteligências das crianças e, assim, lhes garantindo crescer “por dentro e por fora”. Deste modo, entendemos que a vida só tem sentido quando mutuamente partilhada, e quando o desejo de construir e a cumplicidade se perpetuam. Desejamos que esta CARTILHA contribua para clarear a comunicação e, os entendimentos que norteiam esta Instituição Escolar,  que na prática, portanto, se torne um GUIA para muitas de nossas ações.
Equipe Quintal Mágico


Orientações para todos os dias:
1) Diariamente, envie a garrafinha d’água na mochila de seu filho
2) Diariamente, envie o álcool gel e a toalhinha de higiene pessoal
3) Diariamente, assine a Agenda e/ou o caderno de tarefas


Índice:


1. ATESTADOS ESCOLARES:

1.1- O Atestado de Freqüência poderá ser emitido a qualquer momento por solicitação das partes interessadas.
1.2- O Atestado de Vaga é emitido, preferencialmente, mediante o Atestado de frequência da Escola na qual o(a) aluno(a) está cursando atualmente.
1.3- O Atestado de Transferência é emitido, somente, mediante o Atestado de vaga da Escola para a qual o (a) aluno(a) está  pleiteando  uma vaga  escolar.
1.4- O Histórico Escolar é enviado à Escola, na qual o/(a) aluno/(a), foi matriculado(a), ou entregue aos respectivos responsáveis.


2. ATESTADOS MÉDICOS E ESTADO DE SAÚDE:

2.1- É de responsabilidade dos pais justificarem, no caso da Educação Fundamental, as faltas de seu filho através de Atestado Médico.
2.2- É de responsabilidade dos pais monitorar a saúde de seu filho e avisar imediatamente a Escola para os casos de alguma enfermidade contagiosa, mesmo quando em graus menores. É fundamental agir preventivamente e jamais permitir o contágio. A Direção da Escola deve ser comunicada quando um aluno possui determinada patologia, sempre por escrito através da Agenda das crianças. Nestes casos, o assunto sempre deve ser tratado com sigilo, ética e respeito à criança, agendando um horário quando considerar que for o caso.
2.3- Cabe aos pais também avaliarem o Estado de Saúde de seu filho, especialmente no período em que ainda estão muito vulneráveis, considerando sempre que, quanto mais novinhos, mais sensíveis. É de responsabilidade do adulto avaliar o quadro e considerar se o seu estado, naquele dia, está adequado para o convívio escolar.
ATENÇÃO: Enfatizamos aos Pais que sempre mantenham a Escola atualizada quanto às recomendações médicas pertinentes a crianças, a exemplo das alergias e as doenças contagiosas.


3. AGENDA ESCOLAR “TODO DIA”:

A Agenda escolar é uma ferramenta do cotidiano a ser utilizada pelos Pais & Escola; um veículo de comunicação entre os envolvidos com o processo de aprendizagem que estará ocorrendo, transmitindo combinados, atualizando questões, providências; agendando reuniões, encontros, etc. Trata-se de um canal de comunicação estratégico e viabilizador de muitas atividades pedagógicas. Muito importante olhar todos os dias.
ATENÇÃO. Muito importante sempre ficar atento às datas de Passeios de Exploração e/ou Estudo por causa das autorizações para sair da escola. A AUTORIZAÇÃO QUE VIER SEM ASSINATURA SUBENTENDE-SE QUE A CRIANÇA NÃO ESTÁ AUTORIZADA A SAIR da Escola.
3.1 VALORES ANEXOS NA AGENDA – Quando são realizados passeios de estudo/exploração/pesquisa ou no desenvolvimento de determinados Projetos, é informado aos Pais o valor do custo envolvido na aplicação da atividade. Solicitamos que SEMPRE que for enviado algum valor pela Agenda (seja por qualquer motivo pertinente), que os Pais ESCREVAM o valor que foi anexado (orientamos que o dinheiro seja inclusive grampeado em uma das pontas, isso garantirá ainda maior segurança). E, os Professores também manterão este procedimento de por ESCRITO deixar registrado na Agenda o “OK” do respectivo pagamento. Deste modo, sempre que vier algum dinheiro pela Agenda, ele necessariamente estará descrito, assim como, quando houve algum troco, também seguirá descriminado.


4.ANIVERSÁRIOS:

  1. Tanto para a Educação Infantil quanto para a Educação Fundamental faz-se necessário checar o Planejamento Pedagógico previsto para o respectivo dia. Também orientamos para que os pais busquem se ater aos colegas de sala de aula do seu filho justamente por causa dos Planejamentos que são distintos de turma para turma (salvo os casos onde há grau de parentesco ou alguma outra razão maior).

Obs1: Atenção quanto aos artigos escolhidos para presentear. Muito importante não estimular brinquedos como armas, espadas ou quaisquer outros vinculados a ideias de violência, destrutivas ou outros temas bélicos.
OBS2: Cuidado com os adereços colocados nas crianças, como anéis, pulseiras, correntes, pois, mesmo nos aniversários, as crianças brincam muito, correm se divertindo, e pode ocorrer a perca de um destes objetos, que podem tanto ter um alto valor financeiro (quando de ouro, por exemplo), como grande valor afetivo. Quanto mais simples, sempre melhor!
4.1 Educação Fundamental: A partir do 1º ano do Ensino Fundamental as comemorações de aniversários já não são mais contempladas durante as horas/aulas. Sendo assim, devem ser organizadas pelos pais em local e horário extra estrutura escolar. Salvamos aqueles casos onde os pais desejam providenciar um bolinho e/ou salgadinhos direcionados apenas ao respectivo grupo de colegas daquela turma e restrito ao período de intervalo, que possui duração de 40 minutos. Eventualmente, quando o aniversário for comemorado durante a semana, pode ser combinado o encerramento da aula um pouco mais cedo, com saída de topics às 17h15’, para levar os alunos até o local da festa (se caso tenha sido este o combinado dos pais do aniversariante).
Para realizar a comemoração na Escola, para os alunos da Ed. Fundamental, os Pais podem, portanto, optar por organizar um bolo, por exemplo, e programar para que seja no Horário de Lanche da turma. Tudo precisa ser previamente agendado na Secretaria e comunicado ao Professor.
4.2 Educação Infantil: Já no caso das crianças da Educação Infantil, a vivência do aniversário é incorporado no processo de socialização e aprendizagem geral dos alunos. Assim, podem ser programadas durante o horário de aula, desde que previamente agendado junto a Secretaria da Escola e atualizada a Professora da turma.
Quanto ao local, a Escola não disponibiliza de uma sala específica (extra) para tais festividades (dispomos apenas do nosso único refeitório), assim, vimos como bem sucedida a experiência de comemorar os aniversários em locais extra escola, a combinar e definir pelos Pais. Para estes casos, os Pais também providenciam um transporte e as crianças seguem acompanhadas das respectivas professoras. É fundamental estabelecer nos convites horário e forma de retorno (se voltam à Escola de Topic ou se os Pais devem buscar seus filhos no local da festa). Também é relevante considerar qual é o horário que o determinado Professor encerra sua atividade com a turma. Também é bom sempre checar se o número de lugares na Topic está adequado.
OBSERVAÇÃO – O REINO:
Quanto ao Reino os Pais podem procurar a Professora de turma e conversar sobre a organização do Reino no dia do aniversário, para as devidas providências. Como é um momento cultuado e, muito singular da criança o “Reino” funciona como um estatuto de representação simbólica muito representativa, que deve ser devidamente respeitado. É uma vivência muito bonita. Informe-se!


5. ACESSÓRIOS EDUCATIVOS:

5.1 UNIFORME: o uso do uniforme é obrigatório e os respectivos acessórios que as crianças utilizam, são consideradas ferramentas participantes no processo educacional. Assim, observar, o clima e, as aulas programadas para o dia e, encaminhar a criança vestida adequadamente, é também importante. É de responsabilidade dos pais colocar uma identificação em todas as peças de uniforme da criança. A identificação é fundamental, pois, uma vez que as crianças se encontram num mesmo universo, todas com roupas iguais, o nome da criança impresso na sua roupa é, praticamente, a única forma de garantir que retorne exatamente aquele uniforme adquirido para aquela criança.

5.2 CALÇADO: Importante que a criança esteja calçando confortavelmente e adequadamente para a sua faixa etária. Nos dias das aulas de Educação Física, é necessário adotar um tênis apropriado. Não é saudável e não será permitido o uso de saltinhos ou anabela para as meninas, no cotidiano. Sem o uniforme adequado a criança fica impossibilitada de realizar a aula de Educação Física. Os respectivos dias de aulas de Educação Física estão dispostos no Mural de entrada da Escola.

5.3 KIT DE HIGIENE GERAL - escova de dente, creme dental, desodorante para os maiores, toalhinha, caneca plástica: a escovação dos dentes após o lanche ou almoço é estimulada e oportunizada, na Escola; portanto, todos devem providenciar sua maletinha contendo o material para esta prática preventiva de saúde bucal.  Especialmente no verão é recomendável que as crianças maiores adotem cuidados especiais com a higiene pessoal, cultivando o hábito de trazer na mochila uma toalhinha e o seu desodorante ou similar (adequado para crianças), para serem usados após as aulas que exijam esforço físico.

5.4 KITS DE HIGIENE PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Na mochila, especialmente da Educação Infantil, é fundamental conter KITS DE HIGIENE COMPLETO, como: lenço umedecido, sabonetes, shampoo, cremes necessários: para assadura, proteção solar, repelente, toalha de banho, uma ou duas trocas completas de roupa, incluindo meias e sapatos, sempre tudo  devidamente nomeados. KIT DE HIGIENE DENTAL: Escova de Dentes, Dedeira (Mais gengiva do que dentes), creme dental, toalha pequena. KIT ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO: As turmas Menores de 3 anos, demandam maior cuidado no momento da alimentação, exigindo para tal uma antecipação para a higienização, solicitamos deste modo um babeiro  com nome a ser utilizado no momento do lanche.

5.5 SACOLA RETORNÁVEL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL Na Mochila dos alunos da Ed. Infantil deve constar uma sacola retornável para o envio de roupas ou calçados sujos

5.6 GARRAFINHA DE ÁGUA: instituímos na nossa Escola que cada aluno deve trazer diariamente sua garrafinha de água de uso estritamente pessoal, o que evita as saídas de sala de aula, estimula a ingestão e hidratação das pregas vocálicas e, causando bem estar a todo o organismo. Higienize e abasteça diariamente a garrafinha do seu filho. A GARRAFA DEVE IR E VOLTAR NA MOCHILA TODOS OS DIAS (procedimento para a Educação Infantil e Fundamental).

5.7 MEIAS: no inverno, para a Educação Infantil, lembramos o quanto é importante providenciar na mochila da criança meias de reserva, pois podem molhar, sujar e precisamos nos precaver no sentido de manter a temperatura do corpinho das crianças, e prevenir contra resfriados e outras patologias comuns a esta época do ano.5.8 ÁLCOOL GEL: também é importante que diariamente as criança tenham em suas mochilas um álcool gel para podermos trabalhar preventivamente e educando para a indispensável higienização que deve ser aplicada a todos os artigos que vão sendo manuseados no cotidiano.


6. AULAS DE REFORÇO EXTRA-CLASSE AGENDADAS: as AULAS DE REFORÇO extra-classe podem ser agendadas pelos pais através da Secretaria da Escola.   


7. BRINQUEDOS: normalmente a segunda-feira é instituída como o dia para trazer um brinquedo de casa, mas, sempre é importante confirmar com a Professora da Turma e, fundamental respeitar o combinado estabelecido por Turma. Destacamos a importância de colocar IDENTIFICAÇÃO nos mesmos e de usar de bom senso, permitindo a vinda de brinquedos que possam ser manuseados, partilhados e que sejam seguros. Importante sempre responsabilizar a criança para zelar pelo seu brinquedo. A escola não se responsabiliza pelo extravio ou estragos de brinquedos trazidos sem identificação.  Por outro lado, se reserva no direito de apreender aqueles brinquedos que estiverem sendo utilizados de forma inadequada ou em momento indevido.   ATENÇÃO, ATENÇÃO: Fundamental certificar se o brinquedo é seguro e adequado para a respectiva faixa etária (checar se estão bem fixas todas as peças e também ponderar o respectivo valor financeiro do artigo, decidindo se é ou não adequado trazê-lo).


8. CALENDÁRIO ESCOLAR: O Calendário Escolar é um importante instrumento dentro da organização do cotidiano escolar; contém o planejamento anual geral da Escola, devendo ser valorado e contemplado na Agenda particular da família. Quanto às reuniões, ao invés de anunciá-las no Calendário Geral, será enviado o cronograma de reuniões mês a mês, exceto as primeiras que ocorrem em fevereiro e inicío de março, as quais estão contempladas no Calendário Geral.


9.CANTINA:Tendo por base o IMPORTANTE aspecto de higiene e saúde preventiva no ato de alimentar-se, MUDAMOS a forma na aquisição das fichas, que fica, a partir de agora assim organizado: a Secretaria da Escola NÃO terá mais autorização de aceitar dinheiro das crianças, o manejo de cédulas financeiras seja em papel ou moeda deverá ocorrer somente entre adultos. Deste modo evitamos a contaminação por bactérias e outros microorganismos muito nocivos ao corpo humano que tem o papel moeda como vetor transmissor de milhares de impurezas.


10. CARONAS PARA AS CRIANÇAS: É absolutamente obrigatório comunicar a Escola, com quem a criança retornará para casa ao término das aulas, dia-a-dia. Caronas eventuais, com pais de coleguinhas, devem ser comunicadas antecipadamente para evitar constrangimentos e preferencialmente na Agenda POR ESCRITO; assim como, a vinda eventual ou emergencial de outros familiares que não sejam os pais, deve ser escrito avisando. Neste caso, os responsáveis, além de comunicar, devem informar o número da carteira de identidade da pessoa e, esta deve portar e apresentar a mesma quando vier buscar a criança. Todos devem colaborar para reforçarmos a segurança.


11. CELULAR: ATENÇÃO! o uso de celulares não é permitido no contexto escolar. Os pais podem ligar para a secretaria da escola quando houver necessidade para falar com a criança.


12. ESTRUTURA PEDAGÓGICA:

O Currículo escolar para o Ensino Fundamental I é organizado em dois Ciclos de formação: 
1º Ciclo: 1º, 2º e 3º anos                     2º Ciclo: 4º e 5º anos


13. EVENTOS ESPECIAIS DA ESCOLA: durante o ano letivo temos momentos especiais e singulares de encontro e festividade: Homenageando as mães e os pais; OLINQUI (Olimpíada do Quintal - atividade pedagógica desenvolvida internamente durante o período de aula); Festa Junina; o Circo Mágico e a FECAQUI são desenvolvidos em homenagem à Semana da Criança (Também realizadas durante o horário de aula); Noites da Poesia; Desfile da Semana da Pátria; Feira de Ciências e Festa de Encerramento do ano letivo. Além das atividades e Oficinas ofertadas pela Escola, através do Projeto “Ampliando Cultura e Arte no Quintal”, também são oferecidas OFICINAS terceirizada, ampliando o leque de possibilidades vivenciais que estimulam o desenvolvimento psicopedagógico e humanizante dos nossos alunos.  INFORME-SE! ENVOLVA-SE! PARTICIPE!


14. HORÁRIO DE AULA PARA A EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL O Centro de Educação Quintal Mágico realizou uma mudança substancial diretamente vinculada à buscar melhorar sempre a qualidade do ensino, especialmente ao que diz respeito ao tempo de horas-aula consideradas do campo das ciências básicas do Ensino Fundamental I, as quais são: Matemática; Língua portuguesa, Geografia, História e Ciência Naturais e Sociais. Para garantir um TEMPO MAIOR dedicado ao aprofundamento das pesquisas referentes aos Projetos que, concomitante aos programas de ensino se fazem presente no nosso trabalho, PLANEJAMOS a realização das disciplinas chamadas de “OFICINAS” para se concentrarem no “TURNO MATUTINO”. Esta mudança atinge as turmas do segundo ano em diante e, principalmente as turmas dos dois últimos anos da Escola: o 4º e 5º Anos. Contudo, uma vez por semana – QUARTA-FEIRA – também envolverá as turmas do 2º e 3º Anos. Em outro informativo específico, detalharemos os horários das Oficinas para que, os Senhores possam administrar suas agendas a partir desta organização das crianças, se esforçando para que todos contemplem estes momentos que serão singulares e ricos em trabalhos.  Mas, aqui invocamos particular esforço dos pais dos alunos no que tange o translado dos mesmos, reconhecendo que todos juntos, nos auxiliando poderemos promover substancial crescimento às crianças em termos culturais, sociais e, de aprendizagens para o caminho do desenvolvimento integral, onde a Escola está fazendo sua parte visando agregar maior qualidade estudantil. Contamos com a parceria, cumplicidade e apoio de todos para que tudo possa ocorrer de forma harmoniosa e producente.


15. HORÁRIO ESCOLAR: É fundamental observar o horário das aulas respeitando o andamento dos processos de ensino-aprendizagem. É pelo planejamento do tempo que fizemos organização e contemplamos a lógica do caminho pedagógico que tem características de início, elaborações e finalização. É gradualmente que a criança é estimulada a vivenciar novos níveis de experimentações, interligados e integrados. Os primeiros minutos de aula são tão importantes quanto os minutos finais de orientações dos afazeres e tarefas. Permitir que o filho circule fora dos horários estabelecidos, lhe impossibilita criar o vínculo de responsabilidade e assiduidade. Quanto a ASSIDUIDADE, lembramos que, além de interferir diretamente no processo, também se trata de uma questão legal e, que no Ensino Fundamental, um número excessivo de faltas determina reprovação.


15.1 MATUTINO: o horário de aulas do turno matutino é das  7:30h as 12h.

16.2 HORÁRIO DO PORTÃO AO MEIO-DIA: A permanência de uma criança na Escola somente é possível quando vinculada a um plano de atendimento/atividade de um profissional-professor. Assim, tendo em vista a ESCALA de horário de almoço e horário de trabalho dos profissionais, o PORTÃO PERMANECERÁ FECHADO neste horário, sendo aberto para os alunos do Turno Vespertino a partir das 13 horas. Por favor, respeite o combinado e organização da Escola.

15.2 VESPERTINO: o horário das aulas do turno da tarde é das 13h30’ as 18h.

15.3 HORÁRIO EXCEDENTE: a escola atende até às 18h30’. A partir das 18h30’ é considerado hora excedente (informe-se quanto ao valor do tempo excedente junto a  Secretaria).

ATENÇÃO: As crianças menores, especialmente as turmas dos Pequenos Um e Pequenos Dois, necessitam de um manejo e respeito singular em relação ao tempo escolar. Assim, as Crianças da Educação Infantil já podem ser retiradas das salas de aula as 17h30’.

16. LANCHES:O serviço de Nutrição da escola elabora o cardápio dos lanches e refeições oferecidos e as sugestões/opções de lanche que os alunos devem e podem trazer de casa; estimulando e respeitando critérios para uma alimentação saudável. O cardápio e as sugestões de lanche são entregues no início do ano letivo.


a) Para a Educação Infantil, a escola fornece lanches nas 2ª, 3ª e 4ª feiras. Nas quinta-feiras e  sextas-feiras  é dia de trazer o lanchinho de casa. Lembramos que as turmas dos Pequenos fazem dois lanches: às14h30’ e às 16h.
b) A Educação Fundamental deve trazer seu lanche de casa todos os dias ou poderá adquirir um salgado, um bolinho, um suco na cantina da escola.
c) A Escola não permite, por causa de sua concepção de educação nutricional, que os alunos ingiram nos ambientes da Escola, alimentos considerados pouco saudáveis, tais como: bolachas recheadas, gomas, balas, chicletes, salgadinhos, batatinhas fritas, refrigerantes. Estimulamos todo alimento de base natural: sucos, salada de frutas; sanduíche natural, cereais e grãos.
OBS.: vide item “Cantina”.


17. LAUDO MÉDICO: Recomendamos aos pais que sempre mantenham a Escola atualizada, através da Agenda do aluno, quanto às recomendações médicas pertinentes a crianças, como por exemplo, as alergias e outras especificidades.

18.1 REMÉDIO: Sempre que for necessário ministrar remédios na Escola, os pais devem identificar/nomear os frascos, e, devidamente, embalá-los, informando na chegada à Escola, para que, assim, o Professor da sala esteja informado e o mantenha fora do alcance das crianças  e em seu campo de visão para ministrá-lo no momento adequado (sempre tudo por escrito na Agenda, especificando quantidade exata e horário).


18. LIVROS NORTEADORES:

De acordo com a Política Pedagógica da Escola, os Professores tem autonomia para, a qualquer tempo, optar em trabalhar determinado conteúdo a partir de Projetos Temáticos delineados com a Turma, aprofundando assim, através do desenvolvimento deste Projeto e das pesquisas o assunto e conteúdos definidos. Dispensando, deste modo, a explanação em aula de determinadas páginas dos Livros Norteadores. Os livros norteadores são desdobrados com os trabalhos de pesquisas, temas debatidos e, aprofundados a partir das assembléias com os alunos, conforme os assuntos em questão. Estas propostas ficam a critério dos Professores e Coordenação em encaminhar da melhor maneira e, respeito às atividades dentro dos conteúdos programáticos. Entendemos a importância do aprofundamento dos assuntos em pesquisas, além, do trabalho que incide sobre os relacionamentos interpessoais, pois aprender a trabalhar em equipe, respeitando as opiniões, considerando e aprofundando as suas hipóteses, requer tempo e uma postura cuidadosa por parte dos Educadores, construindo nas crianças a capacidade de mediar os interesses e, lá na frente poder desfrutar dos resultados. (Este movimento estará sendo informado, através das agendas dos alunos, para que fique registrado e, para que os Pais possam acompanhar). Isto significa dizer que, além dos livros do currículo Norteador também, serão desenvolvidos livros de Apostilamento Temáticos: Projetos que, acompanham todas as Salas de Aula da nossa Instituição Escolar.


19. MATERIAL ESCOLAR - Identificação É de responsabilidade dos pais colocarem identificação nos materiais de uso pessoal da criança, desde a mochila aos pertences menores. Esta identificação é muito importante no manejo dos materiais escolares. Atualiza através da Agenda do seu filho, se ele está levando para cada aula, os pertences necessários.


20. PAGAMENTO NO BANCO – favor NÃO efetuar pagamentos na Escola

REITERAMOS a orientação de que os pagamentos sejam realizados através dos sistemas bancários, conforme a data estabelecida, mantendo uma parceria de respeito e confiança mútua. Entendemos que este procedimento, PAGANDO NA DATA E NO BANCO, contribui em segurança e organização e, no reconhecimento dos adultos para com aqueles que se dedicam cotidianamente à Educação daqueles que são o seu bem maior: “os filhos”. Por favor, respeite o combinado estabelecido pela Escola.


21. PARECER DESCRITIVO: são as avaliações do processo de ensino aprendizagem dos alunos do Ensino Infantil e Fundamental, entregues aos pais ao final de cada período trimestral para o ensino fundamental e semestral para o ensino infantil.


22. PIOLHOS: Torna-se imprescindível prevenir, observar diariamente, num trabalho conjunto: todos precisam estar atentos e cuidar. Se constatada a presença, é preciso agir rápido e tratar imediatamente. Existem muitos tipos de tratamentos, indicamos um caseiro, muito eficaz e inofensivo para a saúde: passar uma generosa quantidade de condicionador no cabelo (exageradamente), depois, ir para baixo do chuveiro e passar o pente. Com o excesso de creme, piolhos e lêndeas não conseguem se fixar nos cabelos (e ir repetindo o processo quantas vezes for necessário). É preciso manter-se vigilante, para evitar a proliferação.


23. REUNIÕES POR TURMA: A presença dos responsáveis pelo aluno nas reuniões agendadas pela Escola é de suma importância. Trabalhamos de forma interativa; e aproveitar os canais de intercomunicação de prática dialética é algo que deve ser garantido e privilegiado, pois são indubitavelmente determinantes no manejo do processo educacional, uma vez que, a construção é embasada na efetiva interação. Interaja, participe, envolva-se!


24. SITE DA ESCOLA: www.quintalmagico.com.br

O site da escola também se configura como um canal importante de comunicação, um sinalizador da direção dos trabalhos, uma ferramenta que atualizamos para convidar toda comunidade escolar a participar interagindo dos processos vivenciados na Escola promovendo aprendizagens e desenvolvimentos.


25. TAREFAS: Algumas turmas da Educação Infantil e todas do Ensino Fundamental têm tarefas regulares. As tarefas têm o objetivo de incentivar a construção do hábito do estudo; a revisão da matéria e a revisão das mesmas, qualifica a fixação qualitativa dos conteúdos, sabemos que é uma construção que se faz com calma e afeto, exercitando a aproximação e, também o distanciamento que os pais necessitam construir para que tudo dê certo, nestes momentos. Exceto em algumas circunstâncias, quando, o interesse é saber a opinião dos pais, o que estará bem especificado na atividade, no mais, as tarefas são para as crianças e, elas devem ser estimuladas, dentro de um horário e ambiente organizado, a realizá-las sozinhas, dentro da sua compreensão e hipóteses e, conforme a orientação dos professores. Qualquer dúvida, resistência, evitar o estresse e encaminhar para que na sala de aula, com os professores, a questão seja revisada e resolvida. Queremos construir autonomia e responsabilidade; mas isto não significa deixar a criança desprovida de acompanhamento, bem ao contrário, é a onde a mesma necessita de mais presença e, compreensão, para que possa ir descobrindo suas potencialidades, organizando o seu pensar; sendo estimulada a sentir prazer em estudar, em ver suas conquistas reproduzidas, valoradas, garantidas como conquistas próprias do seu fazer – e, que para isto, nós adultos teremos também que nos doar. Caso a criança passe o dia na Escola esta tarefa fica com o professor responsável no turno matutino. Queremos salientar que em determinados momentos do nosso trabalho Pedagógico, os trabalhos em grupos, procuramos realizá-los na Escola, para que os mesmos se sintam assegurados em construir e, também aprenderem a se articular uns com os outros, trabalhando, pensando, reformulando hipóteses, debatendo e mediando questões que dará subsídios suficientemente bons para as convivências atuais e futuras. Se não permitirmos estes encontros e, possíveis aprendizagens, os educadores estarão lhes furtando possibilidades de crescer e ampliar seus referenciais num tempo especial de aquisição pessoal e social. A Escola tem como dever maior auxiliar os sujeitos a se construir como pessoas relacionáveis e, concomitante a superar os desafios pessoais aprendendo a caminhar desfrutando da realidade extraindo dela as possibilidades de construir e desenvolver o conhecimento científico.


26. OBSERVAÇÕES FINAIS:

 

  • Certifique-se com a respectiva professora regente da turma do seu filho quanto a todos os itens necessários da “malinha da higiene”, cuidado imprescindível para educarmos para uma higiene pessoal e atuarmos preventivamente cuidando diariamente da saúde das crianças. IMPORTANTE!
  • Sempre mantenha atualizados os respectivos dados do aluno junto a Secretaria, tais como: endereço, telefones, cópia da carteirinha do convênio de saúde, autorizações para caronas, laudos médicos que julgar pertinente (especialmente aqueles que possuem recomendações específicas para as aulas de Educação Física); entre outros.
  • Crie o hábito de regularmente assinalar com seu Visto, as produções pedagógicas do seu filho. E, fundamentalmente, atualize diariamente a Agenda Escolar, aquela que segue com os Bilhetes da Escola e observações dos Professores.
  • Atente sempre para os horários das aulas, atrasos e saídas antecipadas atrapalham no processo. Informe-se também, quanto ao expediente exato da Escola.
  • O Uniforme Escolar é obrigatório.
  • Efetue pagamentos nas agências bancárias. Respeite o combinado estabelecido pela Escola.
  • Estimule a leitura, encoraje seu filho às brincadeiras mais artesanais, que requeiram criatividade, envolvimento pessoal, espontaneidade e toque humano. O excesso de Computador é prejudicial, a lembrar que o mesmo já será inevitável na fase adulta.

27. REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO :

Sabemos que especificar regras sobre estas condutas iniciais são no mínimo delicadas, pois em alguns momentos o que funciona para um, pode não dar certo ao outro, cada caso é especifico nas suas singularidades e, isto exige ativarmos a nossa inteligência sensível para discernir. Mas vamos tentar colocar algumas observações mais generalizadas e, a partir disso, vamos mensurar o que cabe a cada um.
Entendemos que a criança esta vindo para a escola, um lugar de encontro com tantas outras crianças e, grandes outros (professores). Há também um componente fundamental que é a ansiedade dos pais, e, tudo isto sendo novo e mobilizado causa novas emoções. Muito importante que os pais se mantenham mais aquietados, pois a criança está conhecendo e, ouvindo outra voz, que é do adulto da escola, para a sua condução na escola, portanto, os pais são aqueles que trazem e oferecem este lugar, estas pessoas cuidadosas a ela (criança). No primeiro momento há por parte da criança a reação de querer grudar nos pais ou de largar imediatamente e ir. Nos dois casos necessitamos cuidar, pois aquele que vai imediatamente pode retroagir e, criar dificuldades maiores depois para ficar sem a presença dos pais, e, aquele que está mais agarradinho na mãe, neste primeiro momento e, se sentir que o adulto também está mais disponível para construir este tramite, pode ir aos poucos se soltando e, fazer uma passagem segura, tranqüila, consolidada. 
Neste momento por parte dos pais tem que haver um desejo maior de ofertar o/a filho/a para o mundo social. Por mais que tenha dificuldades em deixá-lo, necessita se trabalhar para vencer estes obstáculos subjetivos que os impede em vê-lo crescer, em todos os sentidos e, entender que este é o caminho real da vida em criação.
A conduta daquele que foi destinado em fazer as adaptações, deve ser ética – principalmente ao que tange aos sentimentos da criança: - procurar não ficar falando coisas que a criança faz, negativas e positivas, pois isto a expõe e, em alguns casos isto constrange o menor, lhe encolhendo ainda mais, lhe criando dificuldades. Pois a criança esta vindo para a escola e, estas questões já foram conversadas entre os adultos da escola e, não há necessidade de ser divulgado, deixar que ela (criança), venha aos poucos se mostrando e, também se reconhecendo neste novo lugar, é de fundamental importância, pode ser que algumas atitudes da criança que vinha se repetindo, aqui neste momento, isto não se repita mais, pois há casos de mudanças já no período de adaptação. Por isso a importância dos cuidados com as palavras ditas, sinalizadas frente à criança.
Os adultos devem permanecer na escola por um período pequeno, conforme agendamento, mas com qualidade para a criança. Pois ela vai, investiga um pouco as atividades e, retorna para ver se o responsável esta ali; novamente retoma a sua jornada com as professoras e, este ir e vir, encontrar, faz parte do aparecer e desaparecer, saudável para as relações no decorrer das nossas vidas. Pois este jogo de esconde – esconde, em que vamos assimilando a importância da presença e ausência – do Outro em sua vida. Sendo para cada criança e, para cada adulto um tempo específico, não há receita que determine isto, mas às vezes, a partir da escola, conforme sentimos o que ocorre com a criança, determinamos o que precisa ser feito, cada caso é um caso diferente e, sugere atenção e construção de respeito mútuo entre os adultos, para o bom andamento da construção da criança.   
Estes poucos escritos já dão uma pequena noção do dever de cada adulto, casa e escola – pais e professores - sem a pretensão de ser um manual, mas algo que levanta e norteia alguns dados que, nos possibilita trocar, pensar, e então, se observar atuando. Quanto mais tranqüilo estiver o adulto diante do fato de deixar seu pequeno/a na escola, mais fácil será para ele/a, pois a criança consegue ler estes sintomas no adulto, mesmo que ele pense que não, e, vai fazer demandas, que em muitas vezes são desnecessárias, só vão trazer para a criança angústias profundas, extremamente desnecessárias a ela. Devemos todos nos colocar tranqüilos diante da nova caminhada do outro.

Nossa Instituição Escolar agradece a atenção e, com o respeito devido vamos construindo um mundo mais desobstruído para caminhar, refletir e transformar aquilo que é possível, provocando melhorias para o agora e para o futuro.

 

“Se a educação não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade existe”. (Paulo Freire).