CAROS/AS SENHORES/AS:
Pais, Mães, Vovós, Vovôs, Padrasto, Madrasta, Tias, Tios, Padrinhos, Madrinhas, todos os responsáveis por uma vivencia educativa de qualidade: BEM-VINDOS!   
    

“A EDUCAÇÃO TEM POR MISSÃO, POR UM LADO, TRANSMITIR CONHECIMENTOS SOBRE A DIVERSIDADE DA ESPÉCIE HUMANA E, POR OUTO, LEVAR AS PESSOAS TOMAR CONSCIÊNCIA DAS SEMELHANÇAS E DA INTER-DEPENDENCIA ENTRE TODOS OS SERES HUMANOS DO PLANETA. DESDE A TENRA IDADE, A ESCOLA DEVE APROVEITAR AS OCASIÕES PARA ESTA DUPLA APRENDIZAGEM”.
(Jaques Delors – do livro: Educação - um tesouro a descobrir – pg.97).
 
Boas vindas aos alunos, aos pais, a toda comunidade escolar do Quintal! Desejamos um feliz reinício letivo a todos! Que em 2012 possamos ainda mais, trabalhar em benefício das nossas crianças e, procurar crescer na compreensão desta tarefa tão delicada, tão preciosa. Sabemos da necessidade participativa dos adultos, não no sentindo de fazer tudo o que as crianças querem ou pedem, mas trabalhar para construir sistemas de garantias para que cada criança cresça fortalecida em seu íntimo, para conseguir estabelecer uma relação amistosa com as múltiplas realidades que se apresentam e, formando bases em relação aquelas que estão na condição do vir a ser.

Entendemos que a Escola oferta um trabalho voltado ao diálogo, conduzido dialeticamente onde as tarefas educativas são realizadas com a participação ativa das crianças, com vistas ao aprofundamento sociocultural e, com os estímulos concomitantes em níveis cognitivos, que, se não provocado, aperfeiçoado, nada poderia estar sendo (de modo substancial) apreendido, assimilado, apropriado intelectualmente. Mas aprender e, aplicar os conhecimentos na vida, requer de nós adultos, educadores e pedagogos, habilidades distintas a cada momento e, por este motivo os estudos e, as percepções novas, não podem estar estagnadas ou estigmatizadas, devendo ser sempre, a criança o motivo, a razão que mais nos mobiliza a transformar, a agregar construtivamente. Tarefa educativa traçada em via de muitas mãos para construir redes co-pedagógicas amparadas na coletividade.

É absolutamente fundamental todos iniciarmos focados no desenvolvimento dos sujeitos que estão em processo educativo. Na Educação Infantil e Educação Fundamental I, os olhares dos educadores se centram para os nossos pequenos, porém, grandes sujeitos vistos na sua integralidade, potencialidade e atemporalmente, uma vez que, reconhecemos que o “hoje” que é trabalhado, possibilitado em vivências, seguirá presente como elemento constituinte do “adulto do futuro”.

Aos Pais e, aos cooperadores que, contribuem de forma direta ou indireta para que as crianças aqui permaneçam, agradecemos a confiança e, os convidamos para que partilhem de um ano rico nos processos de cada sujeito envolvido e sempre, para o verdadeiro Bem em atitudes e cumplicidades.
                                                                      
A Direção

 

Equipe do Quintal Mágico em palestra com a professora Flaviana vinda de Curitiba, do IBEP: com o tema: “Práticas Pedagógicas”, no dia 3 de Fevereiro. A abordagem da palestrante veio ao encontro das práticas, da proposta e da filosofia do Quintal Mágico, vivenciadas há 23 anos; oportunizando, tanto aos professores mais antigos, como aos novos, neste início de ano letivo, reencontro, reflexão e aprofundamento de questões essenciais no trabalho pedagógico: o aluno, o professor e o planejamento.

Na Educação Infantil e nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental, trabalhamos com crianças. Crianças!
Um universo rico, maravilhoso que precisa ser compreendido; respeitado e trabalhado dentro desta realidade. Crianças têm características, ritmo, necessidades, habilidades, interesses, jeitos de elaborar, expressar e produzir diferenciados de outras fases e, também, entre si. Importante conhecer, respeitar, proteger e garantir o espaço das crianças, enquanto crianças, para que possam desenvolver e avançar em todas as áreas, com tranqüilidade, saúde, brilho no olho, alegria e desejo de viver e aprender que, se estenderá por toda a sua vida.

O professor, o educador, o adulto que trabalha com crianças, precisa gostar do que faz; reconhecer e valorar seu lugar, seu papel e atuar com responsabilidade, competência, afeto e ética. A equipe é fundamental; o trabalho em parceria, maduro! Onde, então, entra o “Planejamento”. Saber o que queremos, onde queremos chegar, de que meios e estratégias vamos usar para chegar lá e como se dará o acompanhamento, as intervenções durante o processo e, a avaliação; fazendo o uso de conteúdos contextualizados, com significado e relacionados à vida cotidiana.

 


CONVITE ESPECIAL A TODA COMUNIDADE

CURSO DE LIBRAS

COVÊNIO COM O CMDCA – (CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ) – PMBC n. 059/2011 e MDCA 022/2011

ASBAC – (ASSOCIAÇÃO DE SURDOS DE BALNEÁRIO CAMBORIÚ) – PROMOVE NO DECORRER DE 2012 – O CURSO DE LIBRAS ABERTO A TODA A COMUNIDADE COM OBJETIVO DE PROMOVER A LINGUAGEM DE SINAIS.

A LÍNGUA DE SINAIS É A LÍNGUA PADRÃO DOS SURDOS E, PARA QUE ELES TAMBÉM SE SINTAM INCLUSOS NA NOSSA SOCIEDADE, ESTAMOS AMPLIANDO ESTE CONHECIMENTO NO INTUÍTO DE PROMOVERMOS MAIS AÇÕES DE INCLUSÃO EM TODOS OS SETORES DA SOCIEDADE.

A DURAÇÃO DO CURSO BÁSICO DE LIBRAS, SEMPRE ÀS TERÇAS-FEIRAS DAS 19:00HRS ÀS 21:00HRS.,

LOCAL – AV. ARAPONGAS – 380 - Bairro – ARIRIBÁ

Balneário Camboriú – SC -

INÍCIO DIA – 07 DE FEVEREIRO - 2012-02-06

ASBAC – Associação de Surdos de Balneário Camboriú, entidade filantrópica sem fins lucrativos. O curso e o material disponibilizado são gratuitos, os custos serão cobertos pelo Convênio entre ASBAC E CMDCABC –

Local DO CURSO: Avenida das Arapongas, 380 – Bairro Ariribá (Centro de Educação Quintal Mágico), contatos fones: 3360-6521 – 9902-3388.

A ficha de inscrição poderá ser preenchida no dia do inicio do curso. Posteriormente estaremos disponibilizando a ficha de inscrição em nosso site.

 

Balneário Camboriú(SC), 31 de janeiro de 2012.
Gustavo Brustolin Horst
Presidente da ASBAC

 

Memória Ativa


dezembro-2011

novembro-2011
outubro-2011
setembro-2011

agosto-2011

julho-2011

junho-2011

maio-2011
abril-2011

março-2011

fevereiro-2011

dezembro-2010

novembro-2010

outubro-2010

setembro-2010

agosto-2010

Julho-2010

Julnho-2010

Maio-2010

Abril-2010
Março-2010
Dezembro-2009
Novembro-2009
Outubro-2009
Setembro-2009

Agosto-2009
Julho-2009

Junho-2009
Maio -2009
Abril-2009

Março-2009
Fevereiro - 2009
Encerramento - 2008
Feira de Ciências do Ensino Fundamental - 2008
Feira de Ciências da Educação Infantil - 2008
Outubro-2008
Setembro-2008
Agosto-2008
Olinqui-2008
Festa Junina-2008
Maio-2008
Abril - 2008
Março-2008
Piquenique 1ª e 2ª e Acampamento 3ª e 4ª
Feira de Ciências 2007
Setembro-2007